Concursos
Concurso Receita Federal deve ter aval até o fim de março
Compartilhe:
Boa notícia para os candidatos que aguardam ansiosamente a realização do concurso Receita Federal. A seleção deve ser autorizada e ter o seu cronograma aprovado até o fim de março deste ano.
A informação circula internamente na intranet do órgão e foi confirmada pela reportagem da Folha Dirigida.
O sinal verde teria sido dado pelo próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quinta-feira, 17.
Ele esteve reunido com o secretário da Receita, Júlio Cesar Vieira Gomes, além de outros representantes do órgão.
A aprovação para a realização do concurso foi discutida e o chefe da pasta econômica solicitou um histórico do processo de autorização.
Os secretários presentes informaram que o processo encontra-se pronto, ou seja, tem tudo para ser autorizado o quanto antes.
Paulo Guedes fala sobre Orçamento
O ministro da Economia discorreu sobre a situação orçamentária do Governo, além das ações que estão sendo feitas para a recomposição dos órgãos – com destaque para o Orçamento da própria Receita Federal. Ele disse, ainda, que as autorizações de concurso estão sendo revistas.
Foi informado, também, o fato da Receita Federal já ter informado em algumas ocasiões por meio de seu secretário especial a necessidade crítica de realização de concurso. E, por este motivo, seria dado seguimento a essa autorização.
Secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Leonardo Sultani disse que é preciso aguardar o ateste orçamentário da Secretaria de Orçamento Federal, além da avaliação bimestral e de despesas primárias. Isso acontecerá em março.
Após essas avaliações, ele garante que será dado andamento à aprovação do concurso Receita 2022. A tendência é para que até o final de março a autorização seja divulgada com o cronograma de realização do concurso aprovado.
Servidores reivindicam concurso Receita 2022
Em janeiro, uma assembleia foi realizada e os servidores do órgão se mostraram favoráveis à realização do próximo concurso Receita Federal. O evento ocorreu de 12 a 14 de janeiro.
A informação foi passada publicamente pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), após a Assembleia Nacional. Foram 4.669 auditores fiscais participantes e, desses, 76,18% foram favoráveis ao concurso.
Dessa forma, a realização do novo concurso passará a compor a pauta de reivindicações dos servidores, que realizarão ações para mobilizar os órgãos competentes.
“Ao fim, esta histórica Assembleia Nacional aponta para o fortalecimento desta legítima mobilização dos Auditores-Fiscais, que devem seguir unidos e firmes no cumprimento das deliberações da categoria”, disse o Sindifisco.
O sindicato ainda disse que esta foi a maior assembleia realizada pelo órgão, desde 2017, e também a maior já feita em janeiro.
Aval do concurso Receita foi levado a Guedes
Recentemente, o Sindifisco Nacional realizou um encontro com o ministro Paulo Guedes. Um dos principais assuntos, seria a realização do concurso.
De fato, o presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão, reuniu-se com o chefe da pasta econômica. O concurso Receita Federal, no entanto, não teve espaço para ser tratado.
Concurso Receita Federal foi pedido com 699 vagas
Em 2020, foi confirmado um pedido de concurso com mais de 3 mil vagas. Todavia, em 2021, foi publicado um novo ofício que reajustou a demanda para 699 vagas, sendo elas:
- 230 vagas para auditor-fiscal; e
- 469 vagas para analista-tributário
Este ofício foi direcionado ao Ministério da Economia e, desde então, o pedido já tramitou algumas vezes, mas também esteve parado por muitos meses durante a gestão de Tostes.
Em resposta ao Sindifisco, o novo secretário Julio Cesar, disse que espera receber o aval do Ministério da Economia para a realização do concurso Receita Federal ainda em janeiro. Segundo ele, o desejo é contar com estes servidores ainda em 2022.
Folha Dirigida